Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

BATE BOCA PELA SAÚDE MENTAL

Tempos atrás, participei meio de penetra, embora fosse líder comunitário, de uma reunião da Comissão de Saúde Mental do Conselho de Saúde de Londrina.
Quase fui linchado. Representando os usuários apenas eu e mais uma pessoa. Mais de quinze representante dos Prestadores de serviço.
Questionei a formação da Comissão com aquela imensa disparidade. O pau comeu.
Mais vai, mais vem, acabaram com a Comissão para não modificarem a representatividade dos usuários.
Nos anos seguintes, trabalhamos bastante pela mobilização dos usuários e familiares, chegando a obter relativo sucesso, embora sempre órfãos de qualquer ajuda do poder público.
Hoje, à tona um novo debate no Conselho. Sobrando alguns e-mail injustos e mal educados.
Os CAPS, desde a sua instalação vem sendo mantidos, apenas mantidos. O município de Londrina por exemplo tem se alheado de qualquer providencia extrutural.
Construi-se o prédio, que está caindo aos pedaços. Apesar de nossas denuncias antes de vencer a responsabilidade da empreiteira, nada foi feito.
Mais grave ainda a falta de materiais. Falta de tudo. Há uma defasagem muito grande e assim, os Serviços de CAPS ficam prejudicados.
Vejam a questão da VISITA DOMICILIAR DE ENFERMAGEM EM SAUDE MENTAL, instrumento indispensável para abordagem dos usuarios e no envolvimento da família na dinâmica do Plano Terapeutico e integração do paciente no meio familiar.
Há outros equipamentos e ferramentas sequer cojitado. pois quem tem incendio para apagar todos os dias, não tem tempo para construir o amanhã.
Dêm recursos humanos ao CAPS e tenho certeza que um belo trabalho será feito.
Abraços.
IZAIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário